
Sobre nós
O NTM (Núcleo Tecnológico Municipal) de Várzea Grande foi criado com o intuito de oferecer cursos aos profissionais da Educação, especialmente aos servidores do Município, na área da Tecnologia Educacional.
No ano de 2016 o Núcleo Tecnológico Municipal ofereceu cursos como de Informática Básica, Power Point, Excel, além de realizar diversas parcerias com outros profissionais que realizaram Oficinas, como a de Bonecas, Dança e Trança entre outras. Nesse ano mais de 200 (duzentos) servidores foram capacitados pelo NTM.
Todos os cursistas que participam e concluem os Cursos oferecidos pelo Núcleo recebem certificados, os quais são utilizados na contagem de pontos, além de contribuir para formação pessoal e profissional dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2017, a meta é capacitar mais 500 (quinhentos) servidores na área Tecnológica, incentivando o uso das Tecnologias digitais para melhoramento dos serviços prestados aos Munícipes.
No dia 14 de Fevereiro foram abertas as inscrições dos cursos de Inclusão Digital, no período noturno, Oficina de Redação Oficial e Power Point nos períodos matutino e vespertino.
As inscrições superaram as expectativas, sendo que foi criado um cadastro reserva a fim de atender toda a demanda do Município, e logo mais serão publicados a abertura de novos cursos.
Ainda neste ano o NTM oferecerá cursos na Plataforma E PROINFO para os professores da Rede, a fim de propiciar a formação continuada dos profissionais da educação para o uso dos recursos e metodologias da Tecnologia Educacional como ferramenta de enriquecimento pedagógico.
O NTM firmou parcerias com outras Secretarias a fim de que possam usufruir da infraestrutura tecnológica para capacitação de seus servidores, como a Secretaria Municipal de Saúde, que capacitou, em Janeiro deste ano, servidores do Pronto Socorro Municipal dos setores de Radiologia e laboratório.
Além disso, o Núcleo é responsável pela manutenção dos laboratórios de informática das escolas, no sentido de realizar as manutenções devidas nos computadores existentes, possibilitando a realização das aulas em um espaço diferente da sala de aula, incentivando a utilização das tecnologias e propiciando novas descobertas aos alunos.
Ainda não conseguimos atingir todas as metas pretendidas, mas continuamos focados nas formações continuadas, sonhando ser possível uma educação pautada na tecnologia, onde o aluno e professor sintam prazer em estar no espaço escolar, aprendendo e ensinando um com o outro, pois como nos diz Paulo Freire: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre.”.



